Notícia: PR: Quase 30% dos testes rápidos de farmácia para Covid-19 deram positivo em 2022

Publicado em 20/01/2022

PR: Quase 30% dos testes rápidos de farmácia para Covid-19 deram positivo em 2022


PR: Quase 30% dos testes rápidos de farmácia para Covid-19 deram positivo em 2022

2022 começou mostrando que a pandemia ainda merece cautela. A variante Ômicron, nova cepa do coronavírus, trouxe novamente a alta no número de casos, que atingiram um pico de contaminação. Com o aumento do número de casos, somado à epidemia de H3N2 que circula no estado, as filas se formaram nas farmácias em busca de testes rápidos de Covid-19. O aumento das filas refletiu no aumento de casos positivos: na primeira quinzena de janeiro de 2022, 27,7% dos testes rápidos realizados em farmácias do Paraná deram positivo (farmácias afiliadas à Abrafarma). A porcentagem constatada nas primeiras semanas de janeiro é a maior já registrada, quando comparada ao ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias - Abrafarma. Vale lembrar que os testes rápidos de Covid-19 nas farmácias devem ser feitos obrigatoriamente pelo farmacêutico. E na semana em que se comemora o Dia Nacional do Farmacêutico (20 de janeiro), o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná reforça a importância desses profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento contra o coronavírus.

Desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, a farmácia não fechou as portas. E o farmacêutico foi peça-chave neste processo. Ele que esteve ali, para dar todas as orientações sobre medicamentos, assistência farmacêutica integral e realizar testes de Covid-19. O começo de 2022 e o aumento do número de casos, exigiu ainda mais do farmacêutico. Até o dia 13/01, foram testadas nas farmácias do Paraná mais de 47 mil pessoas. Dessas, 13 mil resultaram positivo (27,7%). O número é maior do que o mês de março de 2021 – mês em que se constatou a maior porcentagem de testes positivos, 24,95%. 

Dia Nacional do Farmacêutico

Hoje, no estado, os farmacêuticos somam 19.955 profissionais. Eles estão em diferentes áreas de atuação e têm atuado diretamente no combate à Covid-19 - que vai desde a assistência farmacêutica à população, até a pesquisa, produção de vacinas, realização de testes, entre outros. Na farmácia comunitária, onde se concentra a maior parte dos farmacêuticos, são 9.594 profissionais no Paraná. “A relação do paciente com o farmacêutico é de confiança. Esse profissional está cada vez mais próximo do paciente e posiciona-se como um personagem estratégico na desafiadora tarefa de promover o acesso à saúde no país”, afirma o presidente do CRF-PR, Dr. Márcio Augusto Antoniassi.

Para comemorar o Dia Nacional do Farmacêutico, o CRF-PR desenvolveu uma campanha pela valorização dos profissionais. O farmacêutico é o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde. Por meio do estudo e experiência, o profissional se mostra, diariamente, preparado e capacitado para atuar em mais de 135 áreas de atuação.


Fonte: Dados: Abrafarma

topo