Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Audiência Pública discutiu medicamentos nas gôndolas


Data de publicação: 11 de maio de 2012

A Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Paraná – SESA-PR promoveu no último dia 11 de maio no Auditório da SESA-PR em Curitiba, uma Audiência Pública para discutir a Consulta Pública (CP) 27/2012, publicada em 13 de abril no Diário Oficial da União (DOU), que permitirá que se elabore uma norma para regulamentar, entre outros aspectos, o posicionamento dos medicamentos livres de prescrição, em farmácias e drogarias. O texto propõe que os medicamentos isentos de prescrição fiquem ao alcance da população.
O objetivo foi realizar uma mobilização para que a normativa não seja aprovada. Na oportunidade foi discutida a autenticidade da Consulta Pública onde foram apresentadas questões referentes a intoxicações por medicamentos, levando em conta que a liberação da venda nas gôndolas é uma questão totalmente mercadológica e não prioriza o principal, que é a saúde da população. Durante a discussão ficou decidido que as entidades presentes vão se unir para que não ocorra a liberação da medida, sendo que a Organização Mundial da Saúde preconiza o uso racional e orientado de medicamentos.
Para a Presidente do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro, a aprovação da resolução da Anvisa vai estimular a automedicação e trazer sérios prejuízos à população. “Essa decisão é um retrocesso. Temos que melhorar o acesso da população aos medicamentos, mas não de forma tão banal, já que a população não tem formação farmacológica para se automedicar. É importante que a pessoa tenha condição de consultar pelo menos um farmacêutico”, afirma.
O Vice-Presidente do CRF-PR; Dr. Dennis Armando Bertolini ressaltou a importância das discussões a respeito do assunto “O trabalho iniciado aqui hoje não termina, ele continuará, pois é necessário mobilizar todos os Profissionais Farmacêuticos juntamente com a população para que essa Audiência Pública não seja em vão” conclui.
Na ocasião o Farmacêutico responsável pelo CIM/CRF-PR - Centro de Informações sobre Medicamentos  do CRF-PR- Dr Jackson Rapkiewicz ministrou uma palestra com o título “Riscos da automedicação sem orientação” , na qual apresentou dados referentes às intoxicações causadas pela utilização de medicamentos isentos de prescrição. Durante a palestra foram destacados os perigos que a população ficará exposta caso os MIPs sejam liberados para a autoatendimento. Segundo Dr. Jackson os problemas mais comuns acontecem quando o indivíduo toma medicamentos por conta própria,  o que possibilita  a interação medicamentosa, levando à falha terapêutica. Outro problema caso o medicamento seja utilizado sem orientação é mascarar os sintomas de uma doença podendo agrava-lá. Já o paracetamol, se utilizado em doses incorretas pode ocasionar problemas hepáticos.

Estiveram presentes na solenidade representantes das seguintes entidades: Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos - Sindifarma, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Superintendência da Vigilância em Saúde do Estado do Paraná, Sr. Sezifredo Paz, Secretaria de Estado da Saúde - Paraná - SESA PR, Diretor Dr Paulo Costa Santana, Conselho Federal de Farmácia – CFF, Vice- Presidente Dr. Valmir de Santi,  Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná - CRF-PR, Presidente Dra. Marisol Dominguez Muro, Vice-Presidente, Dr. Dennis Armando Bertolini e  Diretora Secretária Dra Mirian Ramos Fiorentin, Associação dos Farmacêuticos Magistrais - ANFARMAG - Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná - SINDIFAR PR, Associação Paranaense de Farmacêuticos - ASPAFAR, Hospital Erasto Gaertner, Rede de Farmácias Nissei, Associação dos Farmacêuticos de Curitiba e Região - AFCR e Associação Pontagrossense de Farmacêuticos - ASPONFA


Um documento elaborado pelas entidades contendo os argumentos contrários à exposição livre dos medicamentos deverá ser encaminhado à Anvisa.

Farmaceuticos, participem, encaminhando o documento abaixo para a Anvisa.


As sugestões à CP - 27 podem ser encaminhadas por escrito para a sede da Agência, em Brasília (Setor de Indústria e Abastecimento - SIA, Trecho 5, Área Especial 57 - Brasília- DF, CEP 71.205-050), por email, no endereço cp27.2012@anvisa.gov.br, ou por fax: (61) 3462-5674.

Nos links abaixo disponibilizamos uma sugestão de contribuição à Consulta Pública n 27 e o Formulário da Anvisa, que deve ser preenchido corretamente, conforme o modelo.



upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

folder
Registro

Registro

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração




Redes Sociais

topo