Dia Internacional do Farmacêutico é celebrado com ações à população
Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 1 de outubro de 2019
Em 25 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico. O que era para ser simplesmente uma data institucional com o objetivo de unir a classe mundialmente, tornou-se mais uma oportunidade para profissionais e acadêmicos de Farmácia oferecerem à população serviços farmacêuticos. Em todo o Paraná, durante as últimas semanas de setembro, os municípios receberam ações, realizadas pelo CRF-PR Júnior, com aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, orientações sobre o uso racional de medicamentos e outras atividades.
Para a Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, o Dia Internacional do Farmacêutico foi mais uma chance de espalhar a mensagem sobre a necessidade fundamental da assistência farmacêutica. “Com a união entre profissionais e acadêmicos, conseguimos dar visibilidade à profissão, ressaltando os serviços prestados pelo farmacêutico e como ele interfere diretamente na saúde e bem-estar”, destacou. Ainda, Dra. Mirian evidenciou o importante papel dos estudantes e Coordenadores do projeto CRF-PR Júnior: “sem a ajuda e dedicação deles seria inverossímil conseguir os resultados alcançados”.
Confira abaixo como foram as ações no Paraná:
- Londrina: com apoio do Sindicato Nacional do Aposentados, Pensionistas e Idosos, o CRF-PR Júnior de Londrina realizou sua campanha no Calçadão Central, no dia 21/09. A ação contou com a presença da Dra. Leila Murari – Conselheira e Dr. Valquires Godoy – Supervisor. Clique aqui e confira mais fotos.
- Francisco Beltrão: a Praça Central ficou repleta de farmacêuticos e acadêmicos durante o dia 21/09. Além dos serviços já citados, os acadêmicos ofereceram o recolhimento de medicamentos vencidos, alertando à população sobre a necessidade do descarte correto. Dr. José Pacola – Fiscal – participou da ação. Clique aqui e confira mais fotos.
- Curitiba: a Boca Maldita é o tradicional local de realização das campanhas na capital paranaense. No dia 27/09, os acadêmicos e farmacêuticos voluntários realizaram mais de 500 atendimentos com testes de pressão arterial e glicemia capilar. Os participantes que apresentaram resultados alterados receberam orientação farmacêutica com indicações sobre o tratamento correto. Clique aqui e confira mais fotos.