Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Diga NÃO ao Projeto de Lei nº 5.363/2020. CRF-PR e Sindifar-PR na luta pela saúde da população e na defesa dos farmacêuticos


Data de publicação: 30 de abril de 2021

2.jpeg

O Projeto de Lei nº 5.363/2020 foi apresentado nesta quinta-feira, 29, na Comissão de Seguridade Social e Família. Na sequência, o PL seguirá os trâmites normais nesta comissão e na de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC, conforme Regimento Interno da Câmara dos Deputados. O projeto teve como autor o Deputado Felício Laterça (PSL) e relator Deputado Delegado Antônio Furtado (PSL) e propõe que a assistência técnica realizada pelo profissional farmacêutico possa ser feita de forma remota. O CRF-PR e o Sindifar-PR veem a situação com preocupação e se mobilizam contra o projeto de Lei, uma vez que a decisão prejudica a toda a população. O projeto também é prejudicial aos profissionais já que uma das consequências será a demissão em massa de farmacêuticos.

Se transformada em lei, a proposta afetará toda a sociedade, já que assistência farmacêutica não ocorre somente com o farmacêutico prestando informações sobre o uso racional e seguro dos medicamentos. A assistência farmacêutica significa, além das informações, a garantia de todos os serviços farmacêuticos, o que chamamos de farmácia clínica, que promove um grande benefício para a saúde da população. Esses serviços não podem ocorrer de forma remota, pois dependem efetivamente da presença física dos farmacêuticos, frente a frente com os pacientes. Estamos falando do acompanhamento de hipertensos, diabéticos, asmáticos, idosos, gestantes, entre outros segmentos, durante todo o tratamento medicamentoso, a fim de monitorar a eficácia do tratamento e identificando as possíveis necessidades de intervenção, seja na correção relacionada com a administração dos medicamentos, seja no encaminhamento aos médicos para adequação da prescrição. 

Permitir a assistência farmacêutica de forma remota será um grave retrocesso. Ainda mais em um momento tão crítico como a pandemia, o farmacêutico é um profissional da saúde que tem seu papel fundamental no atendimento e orientação à comunidade. Por isso, o CRF-PR e o Sindifar-PR estão em contato com parlamentares e mobilizados para que o PL não seja aprovado. 

Vamos juntos para mais uma batalha! Juntos venceremos a guerra!

 

Farmacêutico, participe você também! Confira abaixo o modelo de carta para ser enviada aos parlamentares. Copie o texto e envie para a lista abaixo.

Prezado Parlamentar,

A Comissão de Seguridade Social e Família e a Comissão Constituição e Justiça e de Cidadania irão votar em breve o projeto de Lei nº 5.363/2020.

O relator propõe utilizar o artifício do atendimento de modo remoto por farmacêuticos, com a justificativa de garantir a assistência farmacêutica. Porém, entendo que a proposta afetará toda a sociedade, já que assistência farmacêutica não ocorre somente com o farmacêutico prestando informações sobre o uso racional e seguro dos medicamentos. A assistência farmacêutica significa, além das informações, a garantia de todos os serviços farmacêuticos, o que chamamos de farmácia clínica, que promove um grande benefício para a saúde da população. Esses serviços não podem ocorrer de forma remota, pois dependem efetivamente da presença física dos farmacêuticos, frente a frente com os pacientes. Estamos falando do acompanhamento de hipertensos, diabéticos, asmáticos, idosos, gestantes, entre outros segmentos, durante todo o tratamento medicamentoso, a fim de monitorar a eficácia do tratamento e identificando as possíveis necessidades de intervenção, seja na correção relacionada com a administração dos medicamentos, seja no encaminhamento aos médicos para adequação da prescrição. 

Vale destacar que o projeto também é prejudicial a nós, profissionais, já que uma das consequências será a demissão em massa de farmacêuticos.

Portanto, venho manifestar a minha total discordância ao PL nº 5.363/2020 e solicito encarecidamente que se posicione contrário ao projeto.

 

Lista de Deputados:

DEPUTADOS FEDERAIS
COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

Nome Civil: RICARDO JOSÉ MAGALHÃES BARROS
E-mail: dep.ricardobarros@camara.leg.br
Telefone: (61) 3215-5412
Endereço: Gabinete 412 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Data de Nascimento: 15/11/1959
Naturalidade: Maringá - PR

Nome Civil: LEANDRE DAL PONTE
E-mail: dep.leandre@camara.leg.br
Telefone: (61) 3215-5454
Endereço: Gabinete 454 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Data de Nascimento: 20/12/1975
Naturalidade: Pato Branco – PR

Nome Civil: DIEGO ALEXSANDER GONCALO PAULA GARCIA
E-mail: dep.diegogarcia@camara.leg.br
Telefone: (61) 3215-5910
Endereço: Gabinete 910 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Data de Nascimento: 10/10/1984
Naturalidade: Bandeirantes - PR

Nome Civil: LUCIANO DUCCI
E-mail: dep.lucianoducci@camara.leg.br
Telefone: (61) 3215-5427
Endereço: Gabinete 427 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Data de Nascimento: 23/03/1955
Naturalidade: Curitiba - PR


newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

folder
Registro

Registro

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.




Redes Sociais

topo