CRF-PR disponibiliza série de cursos que prepara o farmacêutico para abrir o seu Consultório Farmacêutico
Data de publicação: 11 de outubro de 2022
Proporcionando maior suporte aos tratamentos, os Consultórios em farmácias podem promover ações preventivas e de acompanhamento de saúde, sem a intenção de substituir a prática médica, mas atuando de forma complementar com esses profissionais.
Antes restritos ao atendimento nos balcões das farmácias, o farmacêutico consolidou sua atuação de maneira mais efetiva e formal a partir das resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) 585 e 586 de 2013, e a Lei federal nº 13.021/14.
A atualização dessas legislações permite que o farmacêutico seja coadjuvante no tratamento dos pacientes, amenizando, por exemplo, as grandes filas de hospitais e Unidades Básicas de Saúde.
Outro viés são os consultórios farmacêuticos independentes. A abertura de um consultório neste modelo implicará também em muito conhecimento não só da legislação, mas do negócio em si, e, principalmente, conhecimentos clínicos para entregar valor ao seu paciente.
E é dentro deste cenário que o CRF-PR, em parceria com o CFF, vai levar para os farmacêuticos do Paraná uma série de cursos que busca preparar e orientar os profissionais que pretendem atuar em um consultório farmacêutico, seja ele anexo a um estabelecimento ou independente.
O primeiro aconteceu nos dias 07 e 08 de outubro, em Cascavel, no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, pelo renomado palestrante, Dr. Tiago Bocalon, farmacêutico, membro do Grupo Técnico de Trabalho de Farmácia Comunitária do CRF-PR, especialista em Atenção Farmacêutica pela UFPR, fundador e CEO do Instituto Evolua Farma.
Vale ressaltar todo apoio e empenho do coordenador do curso de Farmácia da FAG, Dr. Giovane Douglas Zanin, para viabilizar o curso na entidade.
Segundo Dr. Thiago, com a publicação das novas legislações surgiram os primeiros Consultórios Farmacêuticos dentro das drogarias, esse novo panorama abriu mais um campo de trabalho para o farmacêutico: o trabalho autônomo no seu próprio consultório.
Porém, há muitas dúvidas em como proceder e é justamente este apoio que o CRF-PR e o CFF pretendem dar ao farmacêutico que busca atuar na área clínica.
Quer saber mais sobre consultório farmacêutico? Então não perca a próxima edição que acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro, em Londrina.
O curso é presencial, GRATUITO e com emissão de certificado.
Mais informações clique aqui.