Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Prevenção funciona: Curitiba tem o menor índice de adolescentes grávidas da série histórica


Data de publicação: 8 de fevereiro de 2023

1.jpg

Curitiba registrou em 2022 o menor número de adolescentes grávidas de sua série histórica, divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde 1998. Em 2022, 6% das gestantes da capital paranaense eram adolescentes (entre 10 e 19 anos), uma redução de 27,1% comparada a 2021, quando 6,6% das grávidas estavam nessa faixa etária.

O índice está abaixo da média nacional de 13,6% e estadual de 11,1%, segundo dados preliminares de 2021 disponibilizados no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde.

A redução do número de adolescentes grávidas é resultado das ações desenvolvidas pela Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, da Prefeitura de Curitiba. O índice de 6% é comemorado pelas equipes de saúde na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência (1º a 8 de fevereiro), instituída desde 2019 pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, a prevenção da gravidez na adolescência é uma das prioridades da gestão municipal e envolve ações multisetoriais.

“Todas as equipes das unidades de saúde têm um olhar atento para a população adolescente e estão preparadas para acolher e orientar, dando pleno acesso à informação qualificada e ao método contraceptivo que melhor atenda a cada pessoa”, explica a secretária.

Atividades preventivas com os adolescentes são desenvolvidas em parceria com entidades municipais como a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação de Ação Social (FAS), como explica a coordenadora da área de Saúde Reprodutiva da SMS, Ângela Leite Mendes.

“Temos uma agenda de encontros com os profissionais dessas áreas e com os adolescentes para ouvir demandas, compartilhar experiências e ampliar o acesso dos jovens e suas famílias às diversas políticas públicas disponíveis", conta a coordenadora.

"A prevenção à gravidez na adolescência envolve muitos aspectos e é preciso estar disponível para tirar dúvidas e acolher esse público, valorizando suas particularidades e sua autoestima”, diz Ângela.

A experiência da adolescente Amanda (nome fictício), de 17 anos, atendida na Unidade de Saúde Caximba, é um bom exemplo de acolhimento. Aos 14 anos, a jovem foi levada pela mãe para uma consulta ginecológica por causa de ciclo menstrual irregular. Amanda passou a usar o anticoncepcional por recomendação médica e atualmente frequenta a unidade sozinha.

“Pego a cartela de medicamentos sempre e posso tirar as dúvidas com a equipe de saúde, não apenas sobre prevenção à gravidez, mas sobre diversos assuntos”, relata.

Segundo ela, a equipe dá apoio em tudo. “Eu gosto do atendimento e acho importante ter a possibilidade de escolher quando quero ser mãe; com certeza não quero que isso aconteça aos 17 anos, assim como aconteceu com várias amigas da minha idade”, finalizou.

O agendamento de consultas nas Unidades de Saúde pode ser feito pelo aplicativo Saúde Já ou diretamente na recepção da unidade.

 Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba


folder
Registro

Registro

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração




Redes Sociais

topo