Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

RDC 786/2023: CRF-PR participa de capacitação com a Vigilância Sanitária de Cascavel


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 5 de julho de 2024

2.jpg
1.jpg

Em vigor desde agosto de 2023, a RDC nº 786/2023, que trata sobre os requisitos técnico-sanitários para o funcionamento de laboratórios clínicos, de laboratórios de anatomia patológica e de outros serviços que executam as atividades relacionadas aos exames de análises clínicas - EACs, ainda gera dúvidas.

Para debater o assunto, o CRF-PR e os profissionais que atuam na Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador (SCVSAT) da 10⁰ Regional de Saúde em Cascavel realizaram, no último dia 4 de julho, uma reunião conjunta.  

O foco do encontro foi aprofundar os diversos requisitos que a nova normativa estabelece, além de discutir a questão das responsabilidades que a resolução pode vir a acarretar aos que realizarem os exames de análises clínicas - EAC nas farmácias, como pontuou o vice-presidente do CRF-PR, Dr. Valquires Godoy, durante o evento. Ele reiterou que o CRF-PR e o setor de Fiscalização, seguem como apoio e a serviço dos farmacêuticos em suas atividades profissionais, realizando ações orientativas.

Outra abordagem que o evento trouxe, foi sobre as dificuldades regulatórias das vigilâncias sanitárias frente à implantação dos EACs em farmácias.  

Foi pontuado que a implantação desses serviços também é desafiadora para as Vigilâncias porque a RDC 786/2023 deixa algumas lacunas e interpretações que não estão tão claras na norma. Como exemplo, foi citado a classificação dos serviços (tipos 1, 2 e 3); quando devem ser prestados em consultórios isolados; e se há necessidade de número de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) específico por exame. As dúvidas ainda giram em torno da obrigatoriedade de Laudo Técnico de Avaliação (LTA); infraestrutura; e sobre a necessidade de notificação compulsória em casos de algumas doenças.

A reunião conjunta também abordou os seguintes assuntos: Conhecimentos gerais para a realização de exames de análises clínicas – EAC em farmácias; Documentos necessários para a realização de EAC em farmácias; Plano de Geração de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS e Doenças de Notificação compulsória.  

De acordo com a equipe da Vigilância de Cascavel foi um evento muito proveitoso onde muitos pontos de dúvidas foram debatidos e outros ainda merecem uma reflexão mais detalhada.

Participaram do evento: a gerente de Fiscalização do CRF-PR, Dra. Tayná de Lima, os fiscais, Dra. Daiane Perondi e Dr. Edson Siqueira, Dra. Arlete Munaro - farmacêutica da 10ª RS, Dr. Daniel Fontoura Loss - Chefe da SCVGE - 10ª RS e Dra. Eliane Marli Perlin Silva - Chefe da SCVSAT - 10ª RS, Dra. Waleska Yana Lazaretti - farmacêutica 10ª RS.

Clique aqui para acessar a RDC nº 786/2023.


history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.




Redes Sociais

topo