Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

ICMS-ST PR: exclusão de alguns produtos farmacêuticos, a partir de 1º de agosto


Data de publicação: 31 de julho de 2024

WhatsApp Image 2024-07-31 at 17.24.15.jpeg

No último dia 05 de julho, a Receita Estadual do Paraná comunicou, por meio do Decreto nº 6.048/2024, a retirada de 7,5 mil itens da substituição tributária. Dentre eles, alguns produtos farmacêuticos, o que representa um avanço para o varejo farmacêutico do estado, tendo em vista, que é o único estado da federação com este modelo de cobrança.

A diretoria do CRF-PR não tem poupado esforços para encontrar uma solução com relação à cobrança do ICMS-ST sobre os medicamentos no Paraná, tendo em vista que a cobrança desse imposto impactaria, em todas as farmácias, o que pode prejudicar o acesso da população a tratamentos, pois este modelo de cobrança acaba encarecendo os medicamentos.

O caminho percorrido até a publicação do Decreto nº 6.048/2024 passou por audiências públicas com deputados, reuniões com entidades farmacêuticas e parlamentares, inúmeras solicitações para suspensão da cobrança, além de reuniões com o governador e vice-governador do estado. 
“A publicação do Decreto é um avanço. Mas a busca de um desfecho por uma tributação justa e a suspensão da cobrança do imposto de todos os medicamentos que se enquadram na ST, continua”, ressaltaram os diretores. “Continuaremos trabalhando até que a ameaça da cobrança do tributo seja afastada”. 
No segmento farmacêutico foram excluídos da ST: contraceptivos (referência, genérico e similar), vacinas, algodão, atadura, esparadrapo, seringas, preservativos, DIU, provitaminas e vitaminas, entre outros. 

Clique aqui para acessar a lista completa.

Entenda melhor: A alteração evita o pagamento antecipado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pela indústria, o que traz mais capital de giro das empresas envolvidas em cada etapa do processo. Na prática, os comerciantes pagam para manter os produtos em estoque e, com a mudança, arcarão com os custos tributários apenas no momento da venda efetiva.

A medida poderá aumentar também a competitividade das empresas paranaenses em relação a outros estados que já adotam o mesmo sistema.


folder
Registro

Registro

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica




Redes Sociais

topo