Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Prescrição farmacêutica de contraceptivos: CRF-PR promove capacitação em Maringá


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 20 de novembro de 2024

2.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg
6.jpg
1.jpg

Nos dias 18 e 19 de novembro, ocorreu o curso “Prescrição Farmacêutica de Contraceptivos Hormonais” na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Buscando tratar de um tema atual e relevante, o curso traz tópicos essenciais para o desenvolvimento do raciocínio clínico em torno da prescrição de contraceptivos. A capacitação é uma realização do CRF-PR, através do seu GTT Mulheres Farmacêuticas e apoiado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A capacitação é composta por dois segmentos, um para tratar dos aspectos teóricos, e outro para que os participantes possam colocar os conhecimentos em prática. Em seu primeiro dia de realização, foram abordados tópicos diversos como; quais são os contraceptivos hormonais, os objetivos da prescrição farmacêutica de contraceptivos hormonais e as etapas de desenvolvimento da prescrição farmacêutica. Para o segmento prático, as palestrantes trouxeram exemplos de situações dos setores públicos e privados a fim de serem analisados pelos participantes para elaborarem prescrições adequadas.

Para ministrar o curso a Dra. Ana Paula Vilar e a Dra. Inajara Rotta, ambas profissionais com um currículo amplo e qualificado na área, compartilharam seus conhecimentos a fim de fortalecer a atuação farmacêutica. Dra. Ana Paula é especialista em Farmácia Comunitária pela SBFFC, conselheira do CRF-PR e coordenadora do GTT Mulheres Farmacêutica. Já Dra. Inajara é mestre em Farmácia Comunitária e, atualmente, é professora adjunta do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Paraná, na área de Farmácia Clínica.

O CRF-PR agradece à UEM pelo empréstimo do espaço para a realização do curso. Parcerias como essa viabilizam e fortalecem o propósito social do Conselho, de prover capacitações a fim de qualificar profissionais e acadêmicos de farmácia, garantindo segurança aos pacientes.



topo