CRF-PR promove live sobre a atuação do farmacêutico na jornada do paciente com TEA
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 3 de abril de 2025
Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) realizou uma live especial com o tema "A atuação do farmacêutico na ajuda da jornada do paciente com TEA". O evento online teve como objetivo discutir o papel do profissional farmacêutico no cuidado integral às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A mediação da live ficou a cargo da diretora secretária-geral do CRF-PR, Dra. Greyzel Benke, que conduziu o encontro com sensibilidade e conhecimento sobre a importância do tema. A palestra foi ministrada pela farmacêutica Dra. Caroline Mensor Folchini, formada pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pelo Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), com foco em neurologia, dor crônica, cefaleia e zumbido crônico. Atualmente, Dra. Caroline é doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela UFPR e atua como farmacêutica não cega no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), além de integrar o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Departamento de Farmácia da UFPR.
Dra. Caroline compartilhou informações fundamentais sobre o cuidado farmacêutico ao paciente com TEA. Ela destacou a importância da atuação multidisciplinar no tratamento e acompanhamento dessas pessoas, além da necessidade de personalização no uso de medicamentos e atenção às comorbidades frequentemente associadas ao transtorno.
Durante a live, também foram abordadas questões relacionadas ao desenvolvimento de métodos diagnósticos e biomarcadores na neurologia — área de atuação da palestrante — e como esses avanços podem contribuir para um cuidado mais preciso e humanizado.
A realização da live reforça o compromisso do CRF-PR com a valorização da profissão farmacêutica e com a disseminação de conhecimento técnico e científico. Eventos como este também têm papel essencial na conscientização sobre o autismo, um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta milhões de pessoas no mundo e que exige empatia, compreensão e ações concretas em prol da inclusão e da qualidade de vida.
Falar sobre o TEA é essencial para derrubar preconceitos, ampliar o acesso a diagnósticos precoces e tratamentos adequados, além de garantir que profissionais da saúde, como os farmacêuticos, estejam preparados para oferecer suporte qualificado aos pacientes e suas famílias ao longo de toda a jornada.
Perdeu a live? Clique aqui e confira!
WORKSHOP POR DENTRO DA INDÚSTRIA: Insights com Farmacêuticos da Kenvue e AbbVie! | Universidade Estuadual de Maringá
24 de abril de 2025
Live: Prescrição em Medicina Tradicional Chinesa - Entendendo a RDC 901/2024
28 de abril de 2025
Curso Cuidado Farmacêutico no Serviço de Administração de Medicamentos Injetáveis | Cesufoz
3 de maio de 2025