Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Anvisa determina apreensão de lotes de medicamentos falsificados


Fonte: ANVISA
Data de publicação: 4 de junho de 2025
Créditos: ANVISA

medicamentos.png

A Anvisa publicou, nesta terça-feira (3/6), duas resoluções determinando a apreensão de medicamentos falsificados.

O lote M088499 do medicamento Rybelsus não é fabricado pela empresa fabricante (Novo Nordisk), tratando-se, portanto, de falsificação. Rybelsus é um medicamento oral para tratamento de diabetes tipo 2, contendo o princípio ativo semaglutida.

Outra falsificação identificada é do medicamento Ofev, da empresa Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda. O lote 681522 também não foi reconhecido pela fabricante. O medicamento é indicado para tratamento e retardo da progressão da fibrose pulmonar idiopática (FPI) e da doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica (DPI-ES), também conhecida como esclerodermia.

Orientações gerais à população e aos profissionais de saúde

A Anvisa orienta que a população e os profissionais de saúde somente adquiram medicamentos em estabelecimentos devidamente regularizados, sempre na embalagem completa (dentro da caixa) e mediante emissão da nota fiscal.

Em caso de identificação de unidades dos medicamentos com suspeita de falsificação, a população e os profissionais de saúde não devem utilizar o produto e devem entrar em contato com as empresas detentoras do registro desses produtos, para verificar sua autenticidade.

Além disso, o fato deve ser comunicado imediatamente à Anvisa, preferencialmente por meio do sistema Notivisa (no caso de profissional de saúde) ou por meio do sistema da Ouvidoria, pela plataforma FalaBR (no caso de pacientes).


event
Congresso SOBRAFO 2026

14 de maio de 2026


topo